terça-feira, 7 de abril de 2009

O Impacto das Novas Tecnologias na Sociedade‏


A sociedade nunca esteve tão exposta aos produtos midiáticos como na atualidade, razão pela qual a comunicação vem se tornado um dos elementos cruciais na hora de desencadear mudanças e ocasionar transformações na atualidade. O espaço público, antes influenciado pela política e pela imprensa escrita, tem que conviver com outras formas de interação provenientes do denominado espaço virtual. De fato, estaríamos vivenciando um momento importante no qual coexistem a tecnologia e a comunicação como um dos vários motores geradores das transformações sentidas pela sociedade.
O desenvolvimento tecnológico vem deixando há muito todos boquiabertos com as inovações do mercado tecnológico. É devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.

Novas Tecnologias e Sociedade consiste em proporcionar um espaço de discussão e reflexão de pesquisas relacionadas com o impacto e as manifestações da comunicação midiática via Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e suas repercussões no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, o Grupo de Trabalho priorizará os estudos destinados a discutir e analisar a divulgação da informação, do conhecimento e do entretenimento nos formatos comunicativos encontrados na Internet, seu impacto na democratização assim como as manifestações dessas relações expressas nas suas respectivas formas, conteúdos, saberes e linguagens.


O impacto de novas tecnologias em nossa sociedade não é assunto novo. As mudanças que têm provocado no comércio, na indústria, na saúde, na educação e no comportamento, por exemplo, são notáveis. Muitas pessoas acreditam que estejamos vivendo uma nova onda de tecnologias que, juntas, determinarão novas formas de viver, de trabalhar e de interagir. Tem provocado também mudanças em várias áreas da sociedade, bem como na Educação, por exemplo, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. A integração de novas mídias como televisão e Internet já não é mais novidade em muitas salas de aula e hoje, dão novos rumos para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação.

6 comentários: